Conceito Bobath

O Conceito Bobath, é um tipo especializado de Fisioterapia, utilizado desde 1940 constituído principalmente pelo trabalho do Neuropediatra Dr Karel Bobath e de sua esposa a Fisioterapeuta Berta Bobath,, para o tratamento de pacientes com disfunções neuromotoras.

O método Bobath, caracteriza-se por uma abordagem de raciocínio clínico, favorecendo uma visão global do paciente, no planejamento e no desenvolvimento de uma terapia. O paciente é levado a aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si, facilitando a realização de movimentos voluntários e atividades funcionais. O princípio do Conceito Bobath é a inibição dos padrões reflexos anormais e a facilitação dos movimentos próximos do normal.

No caso das crianças, o tratamento leva em consideração as etapas do desenvolvimento neuropsicomotor, destina-se a avaliação e tratamento de crianças com: Paralisia Cerebral, Desordens no Desenvolvimento Motor Normal (Atraso Motor), e com outras disfunções neurológicas.

Deve ser aplicado precocemente em bebês, antes que estabeleçam desordens de posturas e de movimento, que em muitos casos podem ser evitadas, com o tratamento precoce.

 




 

Clínica CRN © 2015